"Socialismo e liberdade"

"Socialismo e liberdade"
"Proletários de todos os países, uni-vos!" (Karl Marx e Friedrich Engels; Manifesto do Partido Comunista)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Os comunistas brasileiros e as eleições de 2010

Os trotskistas do PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, lançaram a candidatura do sindicalista José Maria de Almeida para presidente. É uma candidatura de extrema-esquerda. O site do candidato é http://www.zemariapresidente.org.br/

Como todo trotskista, os do PSTU acreditam que a revolução socialista é iminente. Essa revolução está na "próxima esquina", esperando por eles, os "iluminados guias do proletariado" para lidera-la. Vejam o que Zé Maria, presidente do partido e seu candidato a Presidência da República, disse em entrevista a revista Veja.

"O lider do PSTU, José Maria de Almeida, foi candidato duas vezes a presidente da República. Em 1998, teve 0,30% dos votos. Em 2002, alcançou 0,47%. Zé Maria não se preocupa com essa falta de mais-valia nas urnas: "O importante é a revolução. Ela está chegando, e nós estamos preparados. Haverá uma insurreição do povo. Vamos derrubar o governo e mudar o regime".

Uma revolução no Brasil? "É isso mesmo. Nos últimos anos houve conflagrações no Equador, na Argentina e na Bolívia. Eles só continuam capitalistas porque quando o povo foi para as ruas não havia partidos capazes de guiar a transição para o socialismo. Esse será o nosso papel quando a hora chegar", acrescenta um Zé Maria animadíssimo."


Zé Maria e seus camaradas do PSTU se esquecem que a CONLUTAS, braço sindical do partido, dirige o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, o ANDES SN(Associação Nacional dos Docentes no Ensino Superior - Sindicato Nacional), assim como participa da direção do SEPE(Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), aqui no Rio. E qual grande mobilização esses sindicatos realizam??? Qual mobilização de caráter revolucionário a CONLUTAS ou as entidades estudantis dirigidas pelo PSTU, conseguem realizar para acreditarmos que a revolução é mesmo iminente??? Nem mesmo uma greve de professores eles conseguiram organizar, apesar do governo Sérgio Cabral ter parcelado em seis anos o pagamento do nova escola aos professores. Isso demonstra que não existe nenhuma revolução iminente.

Zé Maria também se esquece que na Argentina, além da Frente Operária Socialista, "seita" trotskista filiada a mesma Liga Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional, do qual o PSTU também faz parte, existem diversos outros partidos e grupos trotskistas, como o Partido dos Trabalhadores ao Socialismo, Partido Operário, Movimento ao Socialismo, Movimento Socialista dos Trabalhadores, etc. Porque eles não lideraram a revolução socialista por lá, se as mobilizações que ocorreram possibiltava que isso ocorresse??? Na Bolívia, existe o Movimento Socialista dos Trabalhadores(filiado a Liga Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional, do qual o PSTU é o principal representante), o Partido Operário Revolucionário, e outras "seitas" trotskistas. Se a revolução é iminente, porque eles ainda não a realizaram por lá???

Qual a influência dos trotskistas na Argentina e na Bolívia??? A resposta é praticamente nenhuma, pois assim como aqui, vivem brigando entre si e promovendo políticas sectarias e esquerdistas que os afastam das massas populares. O mesmo acontece na Europa. Na França, o sectarismo do Partido Operário Independente e da Luta Operária, os jogam no gueto. O mesmo acontece na Itália, onde o sectarismo do Partido Comunista dos Trabalhadores e do Partido da Alternativa Comunista, é ainda maior. Ninguém faz revolução com um sectarismo tão doentio.

Os trotskistas não percebem que a realidade das sociedades capitalistas desenvolvidas é bem diferente da realidade da Rússia de 1917. Naquela sociedade semi-feudal, o poder estava concentrado no Palácio de Inverno, portanto bastava ataca-lo para se tomar o poder. Nas sociedades capitalistas desenvolvidas, o poder não está concentrado nos palácios. Encontra-se disperso pela sociedade, pois o capitalismo não se mantem apenas pela coerção, mas também pelo consenso. A esquerda deve disputar a hegemonia na sociedade, antes de pensar em tomar o poder. Os trotskistas não percebem isso e continuam achando que convocando greves em assembléias esvaziadas, convocando manifestações com o uso de palavras de ordem dogmaticas contra o capitalismo, vão conseguir realizar alguma revolução.

O filósofo e revolucionário italiano Antonio Gramsci, que na minha opinião é o maior teórico do comunismo depois do próprio Marx e de Engels, reinterpretou o marxismo-leninismo segundo a realidade das sociedades capitalistas desenvolvidas(as sociedades do tipo "Ocidental", usando a expressão do próprio Gramsci), e assim formulou uma alternativa real ao stalinismo. Gramsci foi o primeiro teórico marxista a refletir sobre a questão do consenso, formulando a teoria sobre a revolução socialista no mundo capitalista desenvolvido, uma revolução que arde em 'fogo lento', onde a disputa da hegemonia na sociedade é fundamental.

[...] no Ocidente, onde a 'sociedade civil' é extremamente articulada com a proteção do 'Estado político', a luta será longa, será uma enervante 'guerra de posição' [...]. É preciso aprender todos os métodos mais elaborados dos adversários, não deixar-se surpreender despreparados ou atrasados nessa revolução que arde em 'fogo lento', abandonar o primitivismo econômico e mecanicista precedente e desenvolver a capacidade de previsão e de guia dos acontecimentos, chamando os intelectuais para colaborar com tal empreendimento histórico e colmatando continuamente as distâncias que se formam entre as linhas estratégicas dos vértices e a capacidade de compreensão e de recepção da base. (Antonio Gramsci)

Os comunistas do PCB - Partido Comunista Brasileiro, mantém de pé a foice e o martelo. Depois da reestruturação ocorrida em 1992, o partido abandonou a política etapista e afirma que a revolução é socialista. Lançaram a candidatura de Ivan Pinheiro, secretário geral do partido, para disputar a Presidência da República nas eleições esse ano. É também uma candidatura de extrema-esquerda.

"Nunca fez tanto sentido ser comunista quanto agora", garante o secretário-geral da legenda, Ivan Pinheiro, em entrevista a Veja. Pare ele, a crise econômica mundial dos dois últimos anos é a senha para a ressurreição do modo de vida soviético. "O capitalismo não vai dar conta dessa crise. Digo mais: haverá uma próxima crise, muito maior. Quando isso acontecer, os trabalhadores do mundo todo vão perder seus empregos e terão de voltar a se organizar para lutar. Isso vai acontecer antes do que se imagina", entusiasma-se Ivan Pinheiro.

Para governador, os comunistas lançaram a candidatura de Eduardo Serra, que foi candidato a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições de 2008. Já os trotskistas do PSTU, lançaram a candidatura de Cyro Garcia, um dos principais dirigentes do partido.

O giro da roda da história é questão prioritária também nas plenárias do PCdoB - Partido Comunista do Brasil. Renato Rabelo, seu presidente, está convicto de que a queda do Muro de Berlim, em 1989, não representou o fim do marxismo-leninismo. Em entrevista a Veja, afirmou: "Quando a União Soviética desabou, houve quem achasse que o socialismo tinha morrido. Que nada! Só alguém sem visão histórica nenhuma pode pensar assim". Para Rabelo, a aventura socialista mal começou: "O capitalismo levou 300 anos para superar o feudalismo. O marxismo tem pouco mais de 100 anos de existência. Ou seja, podemos precisar de mais 200 anos para tornar o mundo comunista".

O mais engraçado é que apesar desse discurso, o PCdoB tem buscado esconder cada vez mais a foice e o martelo. Nas eleições municipais passadas, a candidata a prefeita do Rio, Jandira Feghali, sequer falou em socialismo durante a campanha eleitoral, e depois foi secretária de cultura na administração Eduardo Paes, do PMDB. Se os trotskistas são sectarios, os stalinistas "enrustidos" do PCdoB são o oposto, fazem aliança sem qualquer sentido ideológico, tanto que fazem alianças até com o PSDB e o DEM, que são opositores do governo Lula, que o PCdoB apoia com entusiasmo. E mais, apesar do sucesso inegável do "socialismo de mercado" chinês, é cada vez mais claro que a China está caminhando não em direção a um socialismo renovado, mas sim ao capitalismo de Estado, pois é cada vez maior a presença do conceito capitalista de enriquecimento e acumulação da riqueza na sociedade chinesa. E o PCdoB defende a China como exemplo a ser seguido. Além disso, o candidato do partido ao senado por São Paulo, o vereador Netinho de Paula, afirma que o partido não pretende mais estabelecer um "comunismo ao estilo soviético", mas sim um "comunismo ao estilo do presidente Lula". Putz, mas esse cidadão sequer sabe o que é comunismo, o que torna esse partido uma piada.

Pior do que o PCdoB, só mesmo o PPL - Partido Pátria Livre, que é sucessor do MR8 - Movimento Revolucionário 8 de Outubro. Após vários anos servindo como "tropa de choque" do quercismo, o MR8 se desfiliou do PMDB em dezembro de 2008, e seus militantes e dirigentes fundaram o PPL em 21 de abril de 2009. Mas continuam achando que o PMDB é um aliado importante para a Revolução Brasileira, pois leais a ortodoxia stalinista, defendem uma política ultra-etapista. A revolução é nacional-democrática, pois visa libertar o Brasil do domínio imperialista. Somente em um futuro distante é que se poderá pensar no desenvolvimento socialista dessa revolução. Portanto José Sarney e Renan Calheiros são "companheiros revolucionários". Os stalinistas do PPL estão buscando as assinaturas necessárias para legalizar o partido.

O PCdoB e o PPL apoiam a candidatura de Dilma Roussef para Presidência da República. Para governador, apoiam a reeleição de Sergio Cabral Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário