"Socialismo e liberdade"

"Socialismo e liberdade"
"Proletários de todos os países, uni-vos!" (Karl Marx e Friedrich Engels; Manifesto do Partido Comunista)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A hipocrisia da direita

O capitalismo quando surgiu, nada tinha de democrático. Em primeiro lugar, o voto era censitário(apenas quem possuia propriedades e pagava impostos podia votar), não haviam partidos operários ou populares, e os sindicatos eram proibidos. Portanto os trabalhadores estavam excluidos do processo político, não possuiam direito de greve e viviam como se fossem semi-escravos, recebendos baixos salários(que garantia apenas o mínimo necessário para se sobreviver), e trabalhando em condições desumanas, com jornada de até 16 horas diárias de trabalho. Em segundo lugar, as mulheres não possuiam direito ao voto, e havia o trabalho infantil. Em terceiro lugar, não havia previdência social e nem saúde pública.

Foram os socialistas que organizaram trabalhadores e mulheres para lutar contra a exploração capitalista, garantindo assim a conquista do voto universal, do direito de greve, e a legalização dos sindicatos e dos partidos operários e populares, assim como melhores salários e condições de trabalho, com a redução da jornada para 10 horas diárias, e a conquista da previdência social. Mas somente após a Primeira Guerra Mundial, é que as mulheres começaram a conquistar o direito ao voto, que a jornada de trabalho foi reduzida para as atuais 8 horas diárias, que se começou a falar em saúde pública, e o trabalho infantil começou a ser combatido pelos governos. Tudo isso devido a luta do movimento operário e popular, organizado principalmente pelos socialistas.

Portanto é muita hipocrisia da direita querer acusar a esquerda de ser anti-democrática, pois se dependesse da direita, ainda viveriamos em um mundo onde a maioria esmagadora da população estaria excluida da política, e os direitos sociais seriam esmola aos pobres na forma de "caridade cristã".

Nenhum comentário:

Postar um comentário